segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os selos e seus significados



Em livros e filmes encontrei muitas vezes um rei, ou algum outro nobre, a usar um anel com uma marca – normalmente o brasão de família. Além de indicar a sua posição social, o anel servia como selo quando aplicado sobre uma massa plástica que endurecia passado um tempo. Essa massa endurecida, com a marca do brasão da nobreza, servia como lacre para garantir que a correspondência não seria violada.

O Apóstolo Paulo, ao escrever aos cristãos de Éfeso, fala que esses haviam ouvido e confiado na “palavra da verdade, no evangelho da salvação”, razão pela qual haviam sido “selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13). O que isso significa? Que o fato de termos o Espírito Santo a habitar em nós – e a nos convencer do pecado, da justiça e do juízo – é o penhor (ou garantia) da nossa herança: a salvação e a vida eterna.

Já nos nossos dias, ao postar uma encomenda nos Correios, o selo é sinal de que taxas foram pagas e, ao mesmo tempo, símbolo da segurança oferecida pela empresa de que o pacote chegará ao seu destino.

O selo é, portanto, um símbolo de autoridade, propriedade, autenticidade, garantia, segurança e qualidade.

No espaço da blogosfera, no qual muitos blogs estão interconectados, pois os blogueiros leem os blogs uns dos outros, referem-se a eles na sua própria escrita e postam comentários nos blogs alheios a ponto de criarem a sua própria cultura (Wikipedia), o selo mantém seu sentido de garantia, muito embora um tanto diferente desse sentido histórico: ao oferecer um selo para outro blogueiro, aquele que oferece está a garantir para quem o avistar que aquele blog é especial por alguma razão.

Essa introdução foi feita para sugerir a extensão do meu contentamento ao receber um selinho da Mi Hernandez, do blog “Decoração e Invenção”. Senti-me, apesar do pouco tempo que tenho neste espaço, reconhecida e honrada, o que me deixou muito feliz.

O selo é este:




Criado pela Luciana, do blog Ateliê de Artes Plásticas, o selinho foi-me oferecido pela Mi, que tem um blog cheio de ideias bacanas. Como o próprio nome do blog informa, ele se volta para decoração e para as “invencionices” de sua dona; assim, está repleto de artesanato, reciclagem, bricolagem, trabalhos manuais, arquitetura, receitas, artes em geral. Além disso, o leitor atento perceberá que a Mi “brinca” com as palavras, num bom humor tão natural que para mim significa duas coisas: que a Mi é poeta e ainda não sabe disso e que ela é uma pessoa encantadora, super gente boa.

A Mi explicou que todo selinho vem acompanhado de umas regrinhas:
1.    Informar no blog quem criou o selinho e quem o repassou
(O que acabo de fazer)
2.    Dizer o que é arte

(Para mim, é a vida reinventada)
3.    Distribuir o selo para 10 amigos queridos que, assim como nós, fazem arte
(Tarefa difícil: são muitos, alguns já receberam o selinho... espero em outras oportunidades oferecer outros selinhos para mais amigos)



Ana – Ana Kroetz: artesanato em tecido
Ângela – Clique todo dia
Anita – Casa da Anita
Carla – ARQUItrecos
Dene – Craft to Inspire

Fabiana – Reciclar e Decorar
Fernanda – Poeta de Privada
Marly – Saboreando a Vida
Regina – Casa de Retalhos
Zilah – Dona das Coisinhas



Tarefa cumprida, sou a legítima possuidora do selinho que irei postar na barra lateral do blog.
Mi, mais uma vez, querida, muito obrigada pelo selo!





Não esqueça de dar uma olhada nas regras para participar do Sorteio de dois livros e um kit para bordar da Clickfios: http://minasdemim.blogspot.com/2012/01/sorteio.html


Abraço!



19 comentários:

  1. JUSSARA QUERIDA, ME SENTI HONRADA TBEM, SUPER OBRIGADA PELO CARINHO E POR ME REPASSAR ESSE SELINHO LINDO, BJS.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Jussara!!! Obrigada por explicar tão direitinho, sobre os selinhos.. Ainda é td novo pra mim na blogsfera! hauhauahuahuahua..
    E parabéns a todas!!!
    bjinhusss
    Joanna

    ResponderExcluir
  3. Jussara, MUITO obrigada pelo selinho, amei! Infelizmente, porque o meu blog eh bilingue, fica dificil pra mim seguir as regras, que por acaso ja as quebrei, pois ja pus o meu selinho la no design do meu blog. Espero que vc e suas amigas nao fiquem tristes, eu amei mesmo!
    Entao vc gostou do meu bule-barganha?! Uma fofura neh?
    Abs darling!
    Dene xox

    ResponderExcluir
  4. Jussara,você como sempre um doce,fiquei "inté emocionada" com tantos elogios.Obrigada
    Besitos

    ResponderExcluir
  5. Jussara, querida, bom dia!

    Obrigada pela deferência, é uma alegria ser lembrada com carinho por você, rrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Jussara!

    Muito obrigada pelo Selinho, ele é uma graça.
    Já estou levando ele, e logo, logo vou publicá-lo na minha página de Selinhos.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Selinho super especial, acompanhado de um post encantador! Chegou como um carinho, alegrou meu dia e aqueceu meu coração pela lembrança...
    Obrigada,Jussara!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo selinho, flor, seu blog realmente merece! Bjinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Jussara Querida!
    Muito obrigada pela lembrança e pelo lindo selinho.
    Um beijo e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo selinho, você merece tudo de melhor que avida tem a lhe oferecer...
    Hoje respondo seu email, estava off, rsrsrs
    Bjins doces.
    Marcinha Rocha
    marcinha.rochinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Jussara parabéns pelo selinho! Bela explicação...
    Percebo que o selo, sela amizade entre os blogs! Une e multiplica carinho.
    Sela paz, torna efetivo e sela aliança.
    Um lindo ato de afeto!
    Beijinhos carregado de afeto.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Anita, Dene, Marly, Ana e Fabiana,
    fico feliz que tenham gostado do selinho. Eu o achei muito criativo e significativo e estou certa de que fiz boas escolhas ao escolher vocês.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Regina, alegra-me que tenha gostado do selinho. Eu o achei muito criativo e significativo - a cara do seu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Joanna,
    obrigada!
    Fico feliz que o post tenha sido útil.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Sarah, Marcinha e Lorena,
    obrigada, queridas, de coração!
    ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Cecinha, obrigada pela visita. Volte sempre, tá?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Jussara.

    Finalmente publiquei o Selinho na minha página de Selinhos.

    Muito obrigada novamente :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!