sexta-feira, 11 de maio de 2012

Uma declaração de amor

Tenho a receita deste bolo há anos e nunca a compartilhei com ninguém, o que fez dela, entre os meus conhecidos, um dos meus trunfos como cozinheira. Ocorre que não sou cozinheira e, sim, uma leitora, conforme já comentei aqui num de meus primeiros posts. Acredito que sabendo ler, tendo boas receitas e um pouco de boa vontade qualquer um pode se sair bem.

Esta receita, em especial, foi retirada de uma edição da revista Nova Cosmopolitan, da Editora Abril, há uma eternidade e não sei precisar a edição, nem o ano. Além disso, com o passar do tempo, adaptei uma ou outra coisa e ela passou a me pertencer. Compartilhá-la, com você, leitor(a), é uma atitude de desapego de minha parte, de amor ao Minas de mim e aos seus leitores. Não por acaso o título deste post é “Uma declaração de amor”.

Como disse, fiz este bolo em mais de uma ocasião e o ato de prepará-lo e a oferta do mesmo sempre constituiu um carinho de minha parte à pessoa que o recebeu. Em vésperas de Dia das Mães e Dia dos Namorados, ocorreu-me ser este um bom momento de exercitar o desapego e mostrá-lo aqui:




Infelizmente o bolo não ficou tãããooo perfeito na última vez em que o preparei, mas é esta a única foto que tenho dele, então, por favor, não seja muito crítico(a). Ainda bem que já avisei que não sou cozinheira...



BOLO DE MORANGOS



Quase 2 xícaras (1 e ¾) (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
½ xícara (chá) bem generosa de leite
1 pitada de sal
1 colher (chá) de baunilha
2 ou 3 caixinhas pequenas de morangos
1 caixinha de creme de leite
½ a 1 copo de geleia de morango


Aqueça o forno em temperatura moderada. Peneire a farinha e o fermento, junte a margarina, o açúcar, os ovos, o leite, o sal e a baunilha. Misture tudo muito bem, sem usar a batedeira, até que fique fofo e liso. Coloque numa forma em formato de coração (algumas vezes fiz esta receita em forma redonda), untada. Asse por uns 30 minutos, até dourar. Antes de desligar o fogo verifique se enfiando um palito no centro do bolo ele sai limpo. Se não, deixe mais um pouquinho.
Deixe esfriar e retire da forma com cuidado. Com uma faca afiada, faça um corte em toda a volta do bolo, deixando uma beirada de 1 cm (é realmente preciso que o bolo já esteja frio quando fizer isto). Retire o miolo deixando uma camada fina no fundo e nos lados. Esmigalhe este bolo numa vasilha e junte a metade dos morangos lavados e picados (reserve a metade mais bonita para a decoração). Acrescente o creme de leite e misture bem. Coloque esta massa novamente dentro do bolo de coração. Enfeite com os morangos reservados, inteiros (em pé) ou metades (deitadas). Para cobrir os espaços entre os morangos e mesmo para dar brilho às frutas, coloque geleia de morango passada pela peneira. Leve à geladeira protegido por papel alumínio até a hora de servir e prepare-se para agradar.




Comente, comente, comente... vou amar!


Beijo&Carinho,


Jussara



P.S.: Se você é seguidor(a) do "Minas" e ainda não lhe escrevi ou visitei, pode estar certo(a) de que tentei; não devo é ter conseguido :( Se não consegui acessar seu blog, ou se você não tem um para que eu possa visitar e dizer um "Ô de casa!", deixe um comentário ou seu e-mail para que eu possa lhe escrever agradecendo pela companhia, sim? É muito bom tê-lo(a) aqui!

29 comentários:

  1. QUI DILIÇA, UAI!!
    QUE RECEITA BOA, JUSSARA!! EU ADOOOOORO COZINHAR, SOU UMA COZINHEIRA DE MÃO CHEIA, MODÉSTIA A PARTE... JÁ TRABALHEI EM PADARIA, FUI CONFEITEIRA... É!!
    DESDE PEQUENA ADORO INVENTAR, SÓ TER INGREDIENTES. SÁBADO PASSADO, CRIEI ROSQUINHAS DE GELATINA. FICARAM MUITO BOAS!! KKK
    AGORA, MUDANDO DE ASSUNTO, QUERO DESEJAR UM LINDO DIA DAS MÃES PRA VOCÊ E CONVIDÁ-LA A LER AS HOMENAGENS POSTADAS NO MEU BLOG E NO BLOG DOS MEUS BICHINHOS. REPAREI QUE HÁ UMA PEQUENA DISCORDÂNCIA VERBAL NA PRIMEIRA ESTROFE DO MEU POEMA, MAS EU ME PERDÔO! KKK
    UM GRANDE ABRAÇO À VOCÊ, CARA CONTERRÂNEA!!

    ResponderExcluir
  2. Receita salva. Vou tentar fazer.
    Obrigada por compartilhar!!!!!

    ResponderExcluir
  3. AMADA.. QUE DELICIA DA AGUA NA BOA...

    VIM TE CONVIDAR A PARTICIPAR DOS SORTEIOS NO MEU BLOG..SÃO SETE..HJ FAREI UM..DE DIA DAS MÃES AINDA DA TEMPO
    www.vanarttesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,Jussara!
    Huuuummm...deve ser uma delícia.Obrigada pela receita.
    O arranjo que você viu no meu blog já ficou pronto,só que foi para a costureira montar o vestido e ainda não tive oportunidade de f
    fotografar.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  5. Querida Jussara, fiquei encantada com a sua arte de desapegar! Sou fã de atos assim, pois penso que tudo que é bom, fica maravilhoso quando compartilhado...Já vou anotar a receita e depois conto se acertei...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Jussara! Que delícia de BOLO! Primeiro a gente come com os olhos...e o visual dele é uma gostosura!
    Vou anotar a receita, claro! Parabéns e obrigada por compartilhar, viu? ;)

    Bjos e Feliz Dia das Mães!

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jussara! Obrigada por compartilhar esta delícia aqui no seu espaço. Já copiei a receita e vou fazer, mas não hoje, gosto de fazer surpresas durante a semana quando os filhos estão no dia-a-dia do trabalho, chamo para comer alguma coisa gostosa que preparei com carinho. É uma forma também de ter todos a minha volta. É muito bom. Depois eu te falo como ficou, tá?
    Te desejo um lindo dia das mães, com muito carinho e paparicação. Beijo carinhoso, Eunice Maria.

    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA PELA VISITA EM MEUS BLOGS, CARA COLEGA!! TENHO UMA NOVIDADE PRA TE CONTAR: SABE A BONECA TIPO "TILDA"? POIS É!! APRENDI A FAZER. SE MEU BLUETOOTH NÃO ME ABANDONAR AMANHÃ, EU POSTAREI COMO FICOU MINHA PRIMEIRA BONECA!! ADOREI FAZER, É MUITO SIMPLES E ENCANTADORA!!
    QUANDO POSTAR, TE CONVIDO A VÊ-LA, OK?
    UM ÓTIMO DOMINGO PRA VOCÊ, UAI!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!

    Apesar de sua auto-crítica severa, ao dizer que a imagem do bolo não ficou linda, eu discordo. Meus sentidos ficaram aguçados pela bela imagem e cheguei a imaginar o sabor. Delícia!!

    Tenha um dia maravilhoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Pronto! No mínimo uns 2 kg já engordei só de olhar...

    Menina, que bolo é esse?
    Não vou copiar a receita porque fogão e eu não temos tanta intimidade. Mas valeu, a foto ficou linda.... e deliciosa!!!

    Querida, que vc tenha um ótimo Dia das Mães!!!!
    Muitos beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  11. olá vim do blog da dona Gam, te conhecer bjs querida Leila

    ResponderExcluir
  12. Oh, delícia!!! Também visito a cozinha às vezes e o que dá certo compartilho no blog. Espero que esteja melhor de saúde e ainda é tempo de lhe desejar um ótimo dia das mães e muitas felicidades diárias com seus filhos. Bjos

    ResponderExcluir
  13. OLÁ, COLEGA!! JÁ POSTEI MINHA PRIMEIRA BONECA TIPO TILDA! FICOU FOFA!! PASSE LÁ PRA ESPIAR!! TÁ BUNITA DIMAI DA CONTA, UAI!!
    ABRAÇÃO, JUSSARA!

    ResponderExcluir
  14. Olá Jussara, tudo bem?

    Obrigada pela visitinha, sempre tão
    carinhosa.

    Esse bolo além de lindo, deve ser mesmo uma delícia.

    Obrigada pela receita.

    Espero que voce tenha tido um lindo Dia das Mães, com muita alegria.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  15. Oi Jussara!!! Que bolo lindo!! Eu sou boa cozinheira para comidas salgadas, como quase não como doce ainda não faço bonito nesse departamento... mas esta receita vale à pena copiar, o seu bolo ficou lindo!!!
    Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  16. Huuuum! Sou privilegiada por poder usufruir de seus dotes de LEITORA!!! Tavaa muiiiito bom! Como sempre.... Te aamoooo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Jussara, também concordo com as meninas; a foto tá bem bonita. Adorei a receita (já salvei) parece fácil. Sou péssima em fazer bolos, a não ser quando são aqueles de liquidificador kkkk.
    De qualquer modo não custa tentar. Eu também agradeço por você compartilhar a receita.
    Bj grande e linda semana para você.
    yvone

    ResponderExcluir
  18. Jussara, querida!

    Ah, que lindo este bolo em forma de coração. Vou levar a receita. Adoro moranguinhos.

    Obrigada, amiga, pelo carinho... é precioso demais!

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  19. Que bolo maravilhoso Jussara!
    Eu também sou ciumenta com as minhas receitas... Praticar o desapego nesse sentido foi muita gentileza sua!
    No dia dos namorados ele será feito, com certeza! hehe
    Saudades,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Meuuuu Deuzzzzz, eu sou uma comilona por doce, qdo vi os morangos me deu uma coisa por dentro desse meu ser kkkk.
    Florzinha obrigado pela sua visita adoroooo qdo vc aparece por la.
    bjus

    ResponderExcluir
  21. Além do bolo ser lindo, o carinho para com as leitoras é de admirar e querer praticar.
    O minas de mim já me conquistou e a Jussara tb.
    Bj e obrigada pela visita, ja virei seguidora.
    Gélia

    ResponderExcluir
  22. Jussara, te conheci hoje e espero voltar sempre aqui. O bolo é maravilhoso. Gostaria que você fosse me conhecer qualquer dia no meu blog, pois ando muito carente de comentários. Um bj de sua nova seguidora, Cacau.

    ResponderExcluir
  23. Ju,
    Que é isso de bonito e com cara de delicioso?? AMEI!! receitinha anotada. Maravilha, você conquista todo mundo com um bolo desses.

    Beijos e boa semana
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  24. Ju querida, confesso que não sou experta e muito menos tenho mãos de fada na cozinha! Já por outro lado, adoro ler, escrever, me expressar... e me pergunto, porque não nasci com o dom de cozinha, pois eu amo ver cozinheiras preparar com tanto carinho e amor alguns pratos, que me dão vontade de sair por aí cozinho amor, afeto e muito carinho, para encher de bons sentimentos as pessoas.
    Então daqui alguns dias, estou indo fazer um cursinho de culinária, despertar esse lado mestre cuca que existe em mim! Risos, se é que existe...
    Vou guarda com toda gratidão essa sua receita e logo, logo estarei testando!
    Linda e iluminada terça-feira!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  25. Ju, demorei chegar,né?
    É que vim no caminhão do leite...rsrs...
    Que lindo esse bolo,vou comprar uma forma de coração,só por causa dessa receita,juro.
    Domingo fiz a "nossa receita" do pavê,fiz de abacaxi, e estou comendo alface até hoje pelo pecado...rsrs...
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir
  26. Querida Jussara !!
    Que delíciaaaaaaaa receber sua visita carinhosa lá no blog ! Fiquei meuito feliz em te conhecer !! Amada, vou copiar esta receita que eu sou uma formiguinha e esse bolo tá divinooooooooo!! Deu água na boca, viu? rsrsrs
    Amiga....quanto a suas orãções e sonhos com sua filha, CREIA....TUDO VEM NO MOMENTO CERTO...minha filha foi diagnosticada com o transtorno bipolar há quase 1 ano, ela é minha filha do coração, e já tive vários probleminhas com ela ...desde os 13 anos dela que estou em oração pela virada da sua história e hoje , ela está com quase 23 anos, é que tenho visto o mover do Pai na vida dela...ela anda afastada dos caminhos do Senhor, mas é batizada na igreja batista e já tem o temor e conhecimento de Deus , então sei que a semente plantada vai um dia novamente germinar e daar frutos ...vc precisa saber da minha história melhor pra crer que milagres acontecem, querida, creia, o Senhor fará maravilhas na vida da sua filha e na sua família, em nome de Jesus !! Estarei colocando seu nome e da filhota no meu caderninho de orações,tá? ( minha filha namorava - estava noiva- há 3 anos de um rapaz que a gente não gostava e hoje ela está namorando um rapaz muito querido, filha de uma madrinha de casamento meu e estamos muito felizes com tudo que o Senhor tem feito na vida dela !! )...só que demora, e temos que ter paciência e fé pra esperar a bênção, mas ela virá, com certeza!!

    Um beijo grande no seu coração
    Estou te seguindo pra gente sempre se ver,tá?

    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ei amiguinha... como vc ta?
    Feliz dia das mães atrasado!! Mas com o mesmo carinho se fosse no dia.
    Quero um bolo desses aqui em casa.... amoooo morangos. Parece delicioso... como moramos em bh, pode me mandar um pedaço no meu endereço tá?
    kkkkkkkkkk
    brincadeira viu? Aposto que não sobrou nem o cheirinho.
    Com certeza vou fazer aqui em casa... Biel vai amar...
    Olha, to tristinha por não conseguir postar e muito mais de não conseguir comentar nos blogs queridos.
    Um bjaoo pra vc... e valeu pelo carinho de sempre!!!
    Um bjaoo pra vc

    ResponderExcluir
  28. Você ainda queria um bolo mais perfeito do que esse? Ficou lindo Jussara, e deve ter ficado delicioso também.
    Eu também não sou cozinheira, e muito menos 'boleira' mas com sua explicação até parece que não é muito difícil não. Me deu até vontade de tentar essa receita.

    ps.: e o seu pai, está melhor?

    ResponderExcluir
  29. Meninas queridas, amigas que compõem meu dia a dia, obrigada pelo carinho que me ofertam! Tanta doçura como a que de vocês recebo, nem o bolo de coração tem igual!
    Abraços da Jussara!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!